1) Tenha um ambiente atrativo e um bom atendimento
como ter mais alunos na sua academia? um ambiente atrativo pode te ajudar:
Um dos segredos para atrair mais alunos para sua academia é dispor de um atendimento marcante e de um ambiente que faça com que as pessoas queiram estar ali.
Não há nada mais desagradável que um possível aluno ir visitar e conhecer a academia e ser mal atendido ou, até mesmo, achar o ambiente inadequado para o propósito do espaço. Além de você perder o cliente, ele pode contribuir para um “boca a boca” negativo e fazer com que a sua academia seja mal vista por aí.
O cartão de visita da sua academia é o atendimento que ela presta, juntamente com a primeira impressão que o ambiente passa. Em um início, a forma como as pessoas se sentem no espaço e como são atendidas é um dos quesitos que fazem toda a diferença na hora da decisão de escolha.
Invista em um treinamento completo para a sua equipe, mostrando para todos a importância do atendimento na atração de novos alunos.
Além disso, preocupe-se em ter um espaço convidativo, marcante, um ambiente que faça com que o aluno sinta-se em casa. Estacionamento, vestiário, recepção: tudo conta para ter mais alunos em sua academia.
2) Venda benefícios – e não objetos materiais.
como ter mais alunos na sua academia? basta vender benefícios:
Acreditar que somente os equipamentos da sua academia serão bons atrativos para conseguir mais alunos é uma falha que precisa ser corrigida.
O que precisa ser entendido é que nenhum aluno se matricula em uma academia visando somente os aparelhos que ela possui. Veja a sua academia como um conceito de negócio, como um espaço que promove benefícios gerados através das atividades físicas.
Ou seja: o seu serviço significa bem-estar e saúde, e é assim que ele precisa ser vendido. Explore conceitos relativos à qualidade de vida e os associe às vantagens que o estilo de vida saudável pode trazer aos alunos, adquirindo um maior poder de convencimento para atrair mais alunos para a sua academia.
3) Invista em marketing e divulgação
Investir em marketing e em divulgação te ajuda a ter mais alunos
“Quem não é visto, não é lembrado” – já dizia o ditado. Para que as pessoas saibam que a sua academia existe e para que elas conheçam os seus diferenciais, é preciso fortalecer a sua marca e investir em ações de publicidade e marketing.
Não há como fugir da divulgação se você busca atrair mais alunos para a sua academia. Atualmente, algumas tendências de marketing de academias estão balançando o mercado e podem ser uma boa saída para você se destacar dos demais.
O marketing digital é uma ferramenta e tanto para manter um relacionamento com o seu público-alvo e para fortalecer a sua academia. Além de não exigir altos investimentos, possibilita uma segmentação muito eficaz através de ações variadas.
Para iniciar no mundo digital, é imprescindível que você dedique um site, um blog e páginas nas redes sociais para a sua academia. Como complemento, investir em anúncios pagos nos diferentes canais online também é um ponto a seu favor e pode te ajudar a atrair ainda mais alunos.
Só para se ter uma ideia, a rede SmartFit conseguiu atrair mais de 30 mil novos alunos em 2 meses, somente utilizando estratégias digitais.
4) Preocupe-se com a retenção de alunos
Uma das medidas para se ter a academia cheia o ano inteiro não é somente atrair novos alunos, mas também reter aqueles que já estão matriculados. De certa forma, serão alunos que renovarão suas matrículas – tornando-se novas fontes de receita em períodos que não estariam presentes.
Para minimizar as desistências e fidelizar mais alunos, um dos passos principais é manter uma equipe comprometida e altamente profissional, características que motivam os seus alunos a não desistirem dos treinos e a efetuarem as rematrículas.
Outra medida que precisa ser adotada são programas de fidelização de clientes. O que você oferece de diferente para aqueles alunos que já estão há um tempo na sua academia?
Quais os benefícios e vantagens que eles terão caso decidam renovar a matrícula? Descontos por assiduidade, brinde nas rematrículas, uma condição especial no mês de aniversário: tudo é válido para fidelizar e para fazer com que sua academia tenha mais alunos, mesmo nos períodos de baixa temporada.
5) Free Pass
Uma das estratégias cada vez mais utilizadas para atrair alunos são as aulas-teste, também conhecidas como “free pass”.
Essa medida visa oferecer ao público-alvo pequenas amostras dos serviços que a academia oferece, fazendo com que a atração dessas pessoas seja mais efetiva.
Basicamente, você deve começar com um convite despretencioso para que as pessoas conheçam o espaço. No momento da visita de um futuro aluno é onde você tem a chance de gerar uma experiência atrativa e encantadora.
O convite pode englobar treino grátis por alguns dias ou, até mesmo, o experimento de alguma das aulas oferecidas. Isso vai gerar maior curiosidade pelos resultados que a sua academia oferece, além de estabelecer uma relação de simpatia com o público.
Muitas vezes, a pessoa aceita o convite e vai somente com a intenção de conhecer a academia. Chegando lá, se surpreende com o atendimento, com as opções de pacotes e condições de pagamento e encontra o que ela precisava em termos de modalidades.
Mostre para os visitantes o porquê a sua academia merece um voto de confiança dentre as demais existentes no mercado!