Blog

Esfriou... 3 dicas para ter alunos no inverno
09/06/2020 às 10:45

Passo 1: ações ao longo do ano


Ao analisarmos os dados e entrevistas dos gerentes de academias por todo o Brasil, a diminuição do fluxo nesses locais de exercícios cai entre 15% a 60%. O principal motivo, apontam os alunos, é o próprio frio – com baixas temperaturas, o discurso é que fica mais difícil sair de casa e os exercícios tornam-se mais ‘pesados’ – além, é claro, da famosa preguiça.


E como mudar esse cenário? A principal estratégia é começar a engajar o público já na alta temporada. E, para isso, várias ferramentas podem ser utilizadas, mostrando que é indispensável continuar os exercícios independentemente da época do ano.


O marketing de conteúdo é a principal delas. Investir nessa estratégia digital mostra aos seus alunos, durante o verão e o inverno, dados e métricas que comprovam a importância de se manter regularmente na academia.


Um conteúdo autoral e original engaja as pessoas a permanecerem com os exercícios.


Passo 2: mostre as vantagens aos seus alunos


O segundo passo é mostrar as vantagens de continuar na academia durante o inverno e assim mexer com a determinação e autoestima deles. Para isso, você pode apresentar os benefícios comprovados cientificamente que tornam esta estação excelente para a realização das práticas físicas. Por exemplo:


- O frio traz mais consumo de calorias para manter o corpo aquecido. Consequentemente, é a melhor época para perder peso.


- O ‘Projeto Verão’, que muitos falam, deve começar já no inverno. Isso porque em apenas um ou dois meses, com temperaturas mais amenas, os resultados podem não ser tão contundentes quanto começar no meio do ano.


- É menos exaustivo. O calor faz com que percamos mais líquidos e isso gera um cansaço excessivo, principalmente dos músculos. Para a tonificação, o inverno é a melhor estação possível.


- Sabe aquela academia lotada? No inverno, isso não acontece. Induza seus alunos e mostre que é possível realizar os treinos e séries designadas de forma mais prática e com menos ‘competição’ por aparelhos.


Passo 3: condições especiais


Ao investir em ações ao longo da temporada, como o marketing digital, e apresentar os benefícios em fazer academia no inverno aos seus alunos, chegou a hora de mexer com algo indispensável para qualquer pessoa: o bolso.


Para isso é possível reduzir parcelas, criar promoções, campanhas que gerem descontos para quem atrair mais pessoas, ações que fidelizem a cada ida a academia e estratégias alinhadas diretamente para cada público – homens, mulheres, idosos, atletas, entre outros.

Ao desenvolver as condições especiais, você terá uma academia mais movimentada durante o inverno, gerando um ‘marketing gratuito’. Isso porque mais pessoas irão divulgar o seu local como o melhor para se inscrever durante o inverno.


Assim, com esses três passos, você elimina aquele ambiente vazio e, claro, aumenta os seus lucros num período complicado para as academias.